Deputados ouviram comunidade

No dia 19 de agosto aconteceu audiência pública em Três Cachoeiras envolvendo deputados, comunidade e CCR Via Sul, concessionária da BR 101. Está havendo impasse em relação ao fechamento dos acessos à rodovia e à construção de um posto de pedágio.
Os produtores pediram a paralisação das obras do pedágio, enquanto a situação não estiver resolvida. Também não descartaram a realização de protestos, com o bloqueio da via.
Iniciativa dos deputados federal Heitor Schuch (PSB) e estadual Elton Weber (PSB), o encontro abordou o impacto que a medida trará aos milhares de pequenos comerciantes e agricultores ao longo da BR, de Osório a Torres. A estimativa é de que pelo menos 150 tendas e mil pequenas propriedades rurais serão afetadas, muitas sendo obrigadas a fechar suas portas e cancelar a comercialização de produtos que sustentam a economia local.
A representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Diana Hann, destacou que a entidade não é contra o desenvolvimento e melhoria na estrada, mas não aceita que os agricultores paguem essa conta. O presidente da Câmara dos Vereadores de Três Cachoeiras, Marcelo Paulat, manifestou ainda preocupação com os custos. “Os comerciantes e os produtores não têm condições sequer de bancar uma caçamba de cascalho, como querem que paguem do próprio bolso uma obra de R$ 500 mil?”, questionou.
“A exigência demandará grandes investimentos em acessos locais que nossos moradores, agricultores e comerciantes jamais poderão absorver. A ANTT, o DNIT e a CCR terão que se entender. Não é possível tamanha exigência”, afirma Márcio Biasi, ex-prefeito de Dom Pedro de Alcântara.
FONTE: Site do dep. Heitor Schuch