Parlamentares debatem marco legal do saneamento básico

Está em debate na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Medida Provisória 844 que trata de uma nova política envolvendo o saneamento básico. Há setores sindicais bastante contrários a esta medida.
Renata Valim, funcionária da Corsan em Osório e secretária-geral da Frente Nacional dos Urbanitários (FNU), ligada à CUT, está na Capital Federal atuando no sentido de evitar a implementação da MP 844.
Segundo ela, a população mais pobre e os municípios com menos de 50 mil habitantes serão prejudicados. A oposição está realizando manobras para tentar evitar que a MP vá a votação.
O presidente da FNU, Pedro Blois, explica que “foi mais uma importante vitória nesta segunda-feira (12)”. No entanto, ele adverte que ainda há muita luta, por isso “a mobilização tem que continuar, inclusive por aqueles que não podem estar presentes em Brasília, fazendo a pressão junto aos parlamentares nos estados e no esclarecimento à população sobre os prejuízos que a MP 844 causa, principalmente, aos mais pobres”. “Vamos continuar na luta contra a entrega à iniciativa privada dos serviços públicos de saneamento do país”, enfatizou Blois.