Amanhã (19) acontece a inauguração da estação de transbordo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) em Tramandaí. O empreendimento custou R$ 1 milhão e faz parte do plano de investimentos entregue ao Governo do Estado no início deste semestre, no valor total de meio bilhão de reais.
O transbordo da CRVR irá receber resíduos de até 23 municípios do Litoral Norte que serão encaminhados para o aterro da empresa em Minas do Leão, proporcionando a disposição final correta ao resíduo gerado da região. Com esta obra, o Rio Grande do Sul consolida sua posição como o Estado com melhor tratamento de resíduos, atingindo mais de 74% dos resíduos tratados adequadamente.
O evento de inauguração contará com a presença do governador José Ivo Sartori, prefeitos e autoridades locais. Segundo o coordenador de desenvolvimento de negócios, Cleber Ferreira, o novo empreendimento tem previsão de iniciar a operação ainda este mês, recebendo uma média anual de 60 mil toneladas. O coordenador conta que isto significa para a CRVR a garantia que de que os resíduos terão uma destinação correta. “Até o início deste ano os resíduos gerados pelo litoral eram encaminhados para um aterro controlado local que encerrou o recebimento em maio”, diz.